“A Casa Ancestral de L.”, de José Gonçalves Gomes – Sinopse e primeiras páginas

Posted on 30/06/2011


Título: A Casa Ancestral de L.

Autor: Gomes, José Gonçalves

Data de Publicação: julho de 2011
ISBN: 978-989-8443-09-0

372 páginas, brochado, formato A5, impresso em papel IOR 80g

Ficção Portuguesa: Romance

PVP: 17,49€
———————————————————————————————————
José Gonçalves Gomes nasceu em 1972. Doutorou-se em Matemática e é, atualmente, professor da Universidade Nova de Lisboa. A Casa Ancestral de L. é o seu primeiro romance.

Narrada na primeira pessoa, a partir da visão de Catarina de L., esta é uma obra onde os planos ficcional e histórico se conjugam de um modo original, sem jamais resvalar para os lugares-comuns frequentemente encontrados numa história de amor em cenário de guerra. Porque é disso que essencialmente se trata, de amor e de guerra. De uma mulher cercada, que se cerca a si mesma. De um homem que a segue incondicionalmente. De beleza que não esmorece, apesar da fome, da miséria, da degradação.

«Tenho por companhia – além da cama e do genuflexório – o Cristo crucificado. De olhar erguido ao abandono do Pai. Estremecendo ante explosões que sobre Elvas espalham a ferralha incendiária. A oração penitente que me foi ensinada, dita e redita tantas vezes quantos os meus pecados, aflora por vezes os lábios. Estranha à minha vontade, surge sem apelo, discorre seu pranto, torna por fim às catacumbas de onde emergiu. Melhor faria chorar abraçando os muros. Mas a cal conventual, que dilui o corpo, não consola. A exiguidade da cela alarga a dor. Como o fogo nas encostas, o desespero faz pasto do que alcança.»

A Casa Ancestral de L. – primeiras páginas

(clicar no link para ler as primeiras páginas)

«História de luta pessoal, da posição de uma mulher perante o mundo e do seu paralelismo com o lugar onde se encontra – também sitiada, também na necessidade de lutar – este é um livro que fascina tanto pela beleza da escrita como pela envolvência da narrativa, como ainda pela força da sua protagonista. Em todos os aspectos, uma excelente descoberta.»

Carla Ribeiro, blogue As Leituras do Corvo

Recensões:

Blogue As Leituras do Corvo, por Carla Ribeiro: A Casa Ancestral de L. no blogue As Leituras do Corvo (link)

Advertisements
Posted in: Sem categoria