“Um lugar chamado Oreja de Perro”, de Iván Thays – Sinopse e primeiras páginas

Posted on 30/06/2011


Título: Um lugar chamado Oreja de Perro

Autor: Thays, Iván

Tradução: Natália Reis

Data de Publicação: julho de 2011
ISBN: 978-989-8443-08-3

232 páginas, brochado, formato A5, impresso em papel IOR 80g

Ficção Estrangeira: Romance

PVP: 15,90€

Uma grávida que fala com os anjos, uma antropóloga que quer ser hipnotizada e sonha com correspondentes de guerra, um fotógrafo cínico e intratável, um presidente cronicamente atrasado, um amnésico que traduz Shakespeare e aprende chinês. Um jornalista que não aprende a viver sem o filho e sem a mulher, que não consegue escrever uma carta, que vagueia perdido pelo mundo, por um lugar chamado Oreja de Perro.

Um lugar chamado Oreja de Perro foi finalista do prestigiado Prémio Herralde de Novela em 2008.

Iván Thays (Lima, 1968) é um dos mais reconhecidos autores peruanos da atualidade. Contista, romancista, professor universitário, Iván Thays apresentou durante alguns anos um polémico programa televisivo sobre livros e mantém o famoso blogue Moleskine Literario.O seu talento já foi realçado por autores como Mario Vargas Llosa, Alfredo Bryce Echenique e Alonso Cueto.

FINALISTA DO PRÉMIO HERRALDE DE NOVELA 2008
“Iván Thays é um dos mais interessantes escritores que apareceram na América Latina em anos recentes.” Mario Vargas Llosa

Um lugar chamado Oreja de Perro – primeiras páginas

(clicar no link para ler as primeiras páginas)

«Desenvolvendo paralelamente duas histórias, com tempos narrativos bem estruturados, Iván Thays escreveu um romance triste, mas esperançoso, sobre as possibilidades da imaginação para reordenar o caos do passado.»

José Riço Direitinho, Ípsilon (Público)

«É um romance pleno de angústias e incertezas, mas também de uma violência surda que afeta todas as personagens que valeu ao escritor peruano Iván Thays a nomeação para a lista de finalistas do prestigiado Prémio Herralde de Novela.»

Sérgio Almeida, Revista NS (Jornal e Diário de Notícias)

«Um romance breve e de grande impacto; uma escrita clara e crua. Uma tradução cuidada.»

Mónica Maia, Os Meus Livros

«É um livro maiúsculo em termos de grandeza literária. Há claramente um cuidado muito especial no uso das palavras, como se se tratasse de um texto de poesia. (…) Mas também é uma obra melancólica da primeira à última página, uma obra que fica após chegarmos ao fim.»

Pedro Alves, Diário Digital

«Iván Thays constrói um cenário de silêncio, de melancolia e afastamento emocional a tudo o que rodeia o personagem principal.»

Mário Rufino, PNETliteratura

«De leitura simples, mas com uma força emocional impressionante, o que mais marca neste livro é a forma como o autor percorre os silêncios e as complicações desse lugar algo esquecido que é Oreja de Perro, sem perder de vista o lado pessoal de cada personagem, de cada acontecimento, de cada história. E é dessas histórias de perda, de mágoa e, talvez, de redenção, que se fazem as imagens que ficam na memória. Muito bom.»

Carla Ribeiro, blogue As Leituras do Corvo

Recensões:

Ípsilon de 2 de setembro de 2011 (por José Riço Direitinho).

(Clique na imagem para a aumentar.)

Entrevista a Iván Thays, autor de Um lugar chamado Oreja de Perro, no Ípsilon de 2 de setembro de 2011. (Por José Riço Direitinho.)

(Clique na imagem para a aumentar.)

Revista Os Meus Livros de setembro de 2011.

(Clique na imagem para a aumentar.)

Revista NS’ de 06/08/2011. Por Sérgio Almeida.

(Clique na imagem para aumentar.)

Pnet Literatura (por Mário Rufino): Recensão a Um lugar chamado Oreja de Perro na PNET Literatura (link)

Blogue As Leituras do Corvo, por Carla Ribeiro: Recensão a Um lugar chamado Oreja de Perro (link)

Pedro Justino Alves, no Diário Digital. Para ler aqui: Recensão a Um lugar chamado Oreja de Perro no Diário Digital (link)

Anúncios
Posted in: Sem categoria